quinta-feira, 14 de junho de 2012

O que realmente é inovação?



Para o senso comum a INOVAÇÃO é algo realizado de uma maneira simplesmente diferenciada ou apenas melhorada. De uma maneira geral, acredita-se que seja de simples execução e que pode ser feita por qualquer um com poucos recursos. De um ponto de vista técnico a INOVAÇÃO é algo bem mais complexo, para entendê-la é preciso recorrer ao seu conceito, definido pelo documento internacional que trata do tema: o Manual de Oslo.

Segundo o mesmo INOVAÇÃO é “a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. Isso significa que, de acordo com o Manual, há quatro tipos principais de inovação, e que o principal critério exigido é a novidade ou algum ineditismo em relação à realização. Ao mesmo tempo, exige-se uma comprovada percepção de benefícios associada ao empreendimento inovador.

Qual a importância desse conceito para os empreendedores? Em primeiro lugar, entende-se que a compreensão correta do termo contribuirá para uma maior consciência sobre o tema por parte dos empreendedores. Em segundo lugar, e aqui nos concentramos em questões mais pragmáticas, todo aquele que quiser buscar verbas para financiar uma possível inovação deverá se atentar aos critérios estabelecidos por dito documento (http://www.finep.gov.br/imprensa/noticia.asp?cod_noticia=1086). Dessa maneira, entendemos que “Enquanto o empreendedorismo não exige necessariamente que a pessoa seja inovadora, a inovação exige do inovador o espírito empreendedor” (http://www.arquivar.com.br/espaco_profissional/noticias/dicas-e-noticias-franquias/inovacao-e-empreendedorismo),

Em termos comparativos o Brasil não se destaca como país inovador. De acordo com o The Global Innovation Index nosso país ocupou em 2011 o 47º lugar no ranking mundial. As principais posições são ocupadas respectivamente por Suíça, Suécia e Singapura. Na América Latina estamos atrás do Chile e da Costa Rica.

Em sua edição de 07 de fevereiro de 2008 a revista Exame lista as maiores inovações do Brasil na última década. Vale a pena conferir!


Até a próxima!

Um comentário:

  1. gostei do texto! Acho que poderia aprofundar tambem no conceito de "blue ocean" para verificar se no Brasil temos casos de inovacao em linha crescente. Abs, mario melillo

    ResponderExcluir